Estratégias de Leitura numa perspectiva interdisciplinar
Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância, pois nada tem importância. Faço paisagens com o que sinto.
Fernando Pessoa
A realização da oficina surgiu da necessidade de trabalhar com os professores das diversas disciplinas as estratégias de leitura que auxiliam os alunos a interpretar e compreender os textos lidos de forma autônoma.
O desenvolvimento da oficina contou com Assessoras de Currículo de Língua portuguesa, coordenadoras pedagógicas de todas as áreas do conhecimento e com os professores de todas as disciplinas do Centro de Ensino Médio Félix Camoa, de Porto Nacional no dia 18/02/10.
Na primeira parte, ficamos a cargo da teoria: o que são as estratégias de leitura a luz da autora Isabel Sole, da conceituação e exemplificação de gêneros e modos de organização do discurso, da leitura e discussão de texto que ressalta a importância do envolvimento de todos os professores no processo da leitura. A assimilação da temática foi aprofundada com um vídeo do acervo da TV Escola que traz por título “O que acontece quando lemos”.
Na segunda parte, os professores foram convidados a ler textos mais focados em suas disciplinas e a partir disso, elaborarem um modelo de trabalho utilizando alguma estratégia de leitura em sua disciplina.
Por fim, todos os grupos apresentaram os trabalhos elaborados. Foi um momento rico e proveitoso para todos, no qual fomos fazendo as considerações e as intervenções necessárias.
Oportunizamos um momento avaliativo oral e por escrito e, tanto nas falas quanto nas avaliações escritas, todos consideraram que a realização da oficina foi muito significativa e oportuna e se comprometeram a repensar o Projeto Político Pedagógico numa perspectiva de ter como foco a leitura em todas as disciplinas. Consideraram muito interessante compreender mais sobre os gêneros textuais e suas especificidades bem como o modo de organização do discurso. Em algumas disciplinas foi possível perceber que os professores já têm como foco a leitura e a interpretação contemplada no livro didático.
Todo trabalho realizado gera conhecimento por que parte do principio de que estamos em constante estudo desde o momento da idealização, até a efetivação da mesma. É preciso pensar também nas estratégias para conduzir o trabalho, afinal, são profissionais que estão ali esperando que algo de melhor aconteça. Diante de incertezas, no final é que é possível avaliar se todo empenho foi satisfatório e só é possível visualizar os resultados mediante as devolutivas dos sujeitos envolvidos, seja de forma oral ou escrita.
Certamente que uma aprendizagem dessas é gratificante e significativa, pois nos possibilita ampliar nossos conhecimentos.
É Natal, tempo de Amor, Paz, Solidariedade...
[link=http://www.maniadescraps.com]
[/link]
[b]Mais recados no site www.maniadescraps.com[/b]
[b]Mais recados no site www.maniadescraps.com[/b]
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Impressões sobre a realização da atividade: Oficina de Estratégias de Leitura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ester,
ResponderExcluirTenho certeza que a aprendizagem com a elaboração desta oficina foi graticante, pois você trabalha com carinho e dedicação.
Parabéns!
Bjos
Eliana
Olá Ester, que bom conhecer um pouco mais do seu trabalho. Já sabia do sucesso que foi a realização da oficina, mas lendo o seu relato ficou mais claro ainda. Muito bem, parabéns pela atividade.
ResponderExcluirBoas férias e um abraço,
Maria Irce