Veja este e outros recados no site www.maniadescraps.com

É Natal, tempo de Amor, Paz, Solidariedade...

[link=http://www.maniadescraps.com] [/link]

[b]Mais recados no site www.maniadescraps.com[/b]

domingo, 22 de agosto de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Para iniciar o assunto, fiquei pensando em tudo que fiz, li, experimentei até agora após entrar nesse curso.
Certamente uma experiência inédita e única, da qual não posso mais me abdicar. Refleti sobre as inúmeras possibilidades, aliás, infinitas formas, de aprender e descobrir novas coisas. O quanto é fascinante cada descoberta para nós, imagina para o aluno que já nasce e vive nesse universo. Para ele, tudo funciona como um “país das maravilhas” e muitas vezes, me senti assim como Alice, perdida, mas encantada com tudo que descobria.
A riqueza, o encantamento que esse mundo novo permite, nos leva a conhecimentos inimagináveis, aportar em mares nunca dantes navegados. E assim caminha a humanidade rumo ao progresso tecnológico.
Sem dúvida que vivemos numa sociedade cercada pela tecnologia que requer do ser humano muito mais preparo. Nesse contexto, o professor precisa preparar-se para depois, ter condições de preparar o aluno para essa realidade.
Segundo Pedro Demo (2008), “nós temos que restaurar a escola para ela se situar nas habilidades do século XXI”. Precisamos de professores que não tenham como centro de suas atividades darem aulas, mas fazer com que o aluno aprenda de forma dinâmica, prazerosa e em compasso com as exigências da atualidade.
As tecnologias criam possibilidades de redimensionar o espaço escolar, tornando o aberto e flexível, no qual professores e alunos trocam experiências entre eles e entre outras pessoas que atuam no interior e fora da escola.

E parafraseando um trecho do poema de Drummond podemos observar:


[...] Penetra surdamente no reino da Internet.
Lá estão os links que esperam ser abertos.
(...)
Chega mais perto e navegue em muitos deles.
Cada um tem mil faces secretas sob a face neutra
E te pergunta, sem interesse pela resposta,
Pobre ou terrível, que lhe deres:
Trouxestes a senha?

Que a senha para adentrar nesse universo tem exigências como romper barreiras, vencer preconceitos, encarar os desafios, adotar novas posturas e ter coragem de mudar. É preciso ter coragem, é preciso saber viver e sobreviver nesse mundo de mutantes cibernéticos.
Ou encaramos as mudanças ou ficamos a mercê de deboches como um Robinson Crusoe após um longo tempo fora da civilização. Eu imagino que foi assim a sua volta.

9 comentários:

  1. Compartilho desse pensamento e acredito que a escola de hoje é muito mais ponto de encontro do que fonte de conhecimento, e nós professores temos que encarar de vez nossa missão de indicar caminhos. O conhecimento está em todo lugar. Um beijo Ester. Texto delicioso.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre vc é ótima no que faz. Beijos. Dilvani

    ResponderExcluir
  3. Olá pequena Alice.
    Sua reflexão ficou muito legal. Realmente, temos que romper as barreiras da tecnologia que está em todo o lugar.
    Parabéns
    @braços,
    Elisângela

    ResponderExcluir
  4. É bom saber que a tecnologia encanta pessoas como você, que faz e sempre fará dela uma aliada nessa luta incansável pela vitória de nossas crianças.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ester,

    Gostei muito do texto e realmente fazer uso dos recursos tecnológicos é uma inovação e consequentemente de descobertas e muitas possibilidades.
    Abraços,
    Evina

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Achei interessantes suas colocações, você conseguiu enxergar os desafios com olhos de quem vai vencê-los, com olhar de possibilidades e não de entraves. Isso é muito importante para quem quer mudar a prática.

    ResponderExcluir
  8. Ester de Melo
    Compartilhar dentro e fora da escola as novas tecnologias é um desejo de todos nos que acreditamos em uma educação de qualidade.
    Fico feliz em saber que compartilhamos da mesma linha de pensamento, pois precisamos trocar nossas experiências.
    Beijos
    Eliana

    ResponderExcluir
  9. Olá Ester de Melo,

    Você, como sempre bem firme e consistente nas suas reflexões. Acompanho como você relata o seu crescimento e encantamento no curso.
    Quanto a sua fala sobre os alunos de hoje já nascerem em contato com esse ambiente, gostaria de acrescentar mais. Eles (alunos) não tem medo de aprender porque se deixarm guiar pela curiosidade sem medo de ser feliz. O que muitas vezes não acontece com os adultos de hoje.
    E isso faz toda a diferença. Trabalhar com mídias digitais é um aprendizado constante. São infinitas as descobertas e aprendizagens coletivas. É uma interação muito positiva ente aluno e professor, professor e aluno.
    Parabéns! Um abraço, Rosileide

    ResponderExcluir