ASSUNTO: MEMORIAL REFLEXO
Caro Cursista,
Segue abaixo as orientações para você fazer o seu Memorial Reflexivo, sobre sua atuação no curso até o momento.
O Memorial Reflexivo é um documento de cunho pessoal, onde o cursista faz seus registros. Numa perspectiva investigativa, podendo emitir comentários e sugestões. Um espaço onde o cursista externaliza os processos e os resultados de suas aprendizagens fruto de suas reflexões, nos aspectos cognitivos, afetivos, emocionais, revela suas experiências, seus acertos, avanços, assim como suas dificuldades, seus problemas, limites, e como conseguiu superá-los.
As questões abaixo lhe orientarão na produção de seu Memorial Reflexivo:
1. O que aprendeu neste curso?
R: Fazendo uma retrospectiva é possível visualizar tudo que vivi e aprendi durante todo o curso. Descobrir sobre o uso da Wikipédia foi romper com preconceitos que eu tinha sobre a página. Construir o blog, lincar e postar textos, imagens, fotos, vídeos, não foi difícil, mas desafiador. E o mais gostoso disso tudo, além de aprender é claro, foi divulgar e oferecer sugestões de atividades com o uso dessas tecnologias, desses espaços para dinamizar as aulas. Descobri o grande valor das TICs e o prazer de aliá-las às minhas necessidades profissionais. Destaco a forma como as tecnologias podem estar atreladas ao currículo desde que tenha intenções pedagógicas e objetivos claros.
2. Que dificuldades enfrentou e o que ajudou a superá-las?
R: As dificuldades foram muitas. Uma delas foi o fato de não estar em sala de aula e não conseguir desenvolver a parte prática de cada atividade. Tive que me organizar de forma que atingisse o meu público alvo: o professor. Mas a persistência fez de mim uma pessoa determinada. O novo me instigou a buscar a superação. Tive muito apoio das duas tutoras, de algumas colegas que melhor entendiam das tecnologias e assim, íamos construindo juntos e sanando as dificuldades.
3. O curso proporcionou alguma mudança na sua prática pedagógica? Como?
R: Bem, não estou em sala de aula, mas vejo hoje as tecnologias de outro ângulo. Não apenas como uma metodologia, mas como uma possibilidade de preparar os alunos para o conhecimento em construção. Que permite aos alunos construir conhecimentos a partir de um bom planejamento, de uma boa intenção pedagógica. Posso sugerir ao professor o uso de determinadas tecnologias dependendo de sua intenção e de seu objetivo. Sem dúvida que elas farão mais ainda, parte de minha vida profissional.
4. Como era a sua relação com as tecnologias antes do curso: Você utilizava recursos tecnológicos em sala de aula? Como acontecia?
R: A minha relação com as tecnologias sempre foi muito boa. Nunca tive medo de usá-las para incrementar a minha prática, mas acredito que o curso foi importante para que eu pudesse entender melhor o modo de usar cada uma delas, de acordo com meus propósitos e objetivos. Não como uma mera tecnologia, mas uma tecnologia a serviço da aprendizagem significativa para mim e para o aluno.
5. Outros comentários ou sugestões.
R: O curso é muito rico. Aprendi muito sobre o uso das tecnologias. Está muito voltado para sala de aula e acredito que poderia se pensar num desenho que atingisse profissionais que não estão em sala, mas dão suporte ao professor. Um desenho que comportasse tanto a parte prática quanto sugestões metodológicas.
Reflita!
“O professor é um pastor de sonhos e mediador de projetos”.
Rubens Alves