Veja este e outros recados no site www.maniadescraps.com

É Natal, tempo de Amor, Paz, Solidariedade...

[link=http://www.maniadescraps.com] [/link]

[b]Mais recados no site www.maniadescraps.com[/b]

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Memorial Reflexivo

ASSUNTO: MEMORIAL REFLEXO
Caro Cursista,

Segue abaixo as orientações para você fazer o seu Memorial Reflexivo, sobre sua atuação no curso até o momento.

O Memorial Reflexivo é um documento de cunho pessoal, onde o cursista faz seus registros. Numa perspectiva investigativa, podendo emitir comentários e sugestões. Um espaço onde o cursista externaliza os processos e os resultados de suas aprendizagens fruto de suas reflexões, nos aspectos cognitivos, afetivos, emocionais, revela suas experiências, seus acertos, avanços, assim como suas dificuldades, seus problemas, limites, e como conseguiu superá-los.

As questões abaixo lhe orientarão na produção de seu Memorial Reflexivo:

1. O que aprendeu neste curso?
R: Fazendo uma retrospectiva é possível visualizar tudo que vivi e aprendi durante todo o curso. Descobrir sobre o uso da Wikipédia foi romper com preconceitos que eu tinha sobre a página. Construir o blog, lincar e postar textos, imagens, fotos, vídeos, não foi difícil, mas desafiador. E o mais gostoso disso tudo, além de aprender é claro, foi divulgar e oferecer sugestões de atividades com o uso dessas tecnologias, desses espaços para dinamizar as aulas. Descobri o grande valor das TICs e o prazer de aliá-las às minhas necessidades profissionais. Destaco a forma como as tecnologias podem estar atreladas ao currículo desde que tenha intenções pedagógicas e objetivos claros.


2. Que dificuldades enfrentou e o que ajudou a superá-las?
R: As dificuldades foram muitas. Uma delas foi o fato de não estar em sala de aula e não conseguir desenvolver a parte prática de cada atividade. Tive que me organizar de forma que atingisse o meu público alvo: o professor. Mas a persistência fez de mim uma pessoa determinada. O novo me instigou a buscar a superação. Tive muito apoio das duas tutoras, de algumas colegas que melhor entendiam das tecnologias e assim, íamos construindo juntos e sanando as dificuldades.

3. O curso proporcionou alguma mudança na sua prática pedagógica? Como?
R: Bem, não estou em sala de aula, mas vejo hoje as tecnologias de outro ângulo. Não apenas como uma metodologia, mas como uma possibilidade de preparar os alunos para o conhecimento em construção. Que permite aos alunos construir conhecimentos a partir de um bom planejamento, de uma boa intenção pedagógica. Posso sugerir ao professor o uso de determinadas tecnologias dependendo de sua intenção e de seu objetivo. Sem dúvida que elas farão mais ainda, parte de minha vida profissional.

4. Como era a sua relação com as tecnologias antes do curso: Você utilizava recursos tecnológicos em sala de aula? Como acontecia?
R: A minha relação com as tecnologias sempre foi muito boa. Nunca tive medo de usá-las para incrementar a minha prática, mas acredito que o curso foi importante para que eu pudesse entender melhor o modo de usar cada uma delas, de acordo com meus propósitos e objetivos. Não como uma mera tecnologia, mas uma tecnologia a serviço da aprendizagem significativa para mim e para o aluno.

5. Outros comentários ou sugestões.
R: O curso é muito rico. Aprendi muito sobre o uso das tecnologias. Está muito voltado para sala de aula e acredito que poderia se pensar num desenho que atingisse profissionais que não estão em sala, mas dão suporte ao professor. Um desenho que comportasse tanto a parte prática quanto sugestões metodológicas.




Reflita!





“O professor é um pastor de sonhos e mediador de projetos”.
Rubens Alves

4 comentários:

  1. Ester querida,
    Cá estou,
    Voltando a ativa aos poucos,
    Como já sabe meu pc me deixou na mãe estes ultimos dias.
    Prometo te enviar novidades em breve.
    Desejo-te tudo de bom, nessa vida!

    ResponderExcluir
  2. Olá professora Ester,

    Parabéns por mais essa conquista.

    Achei muito importante a sua percepção em relação ao Curso: "O novo me instigou a buscar a superação. Tive muito apoio das duas tutoras, de algumas colegas que melhor entendiam das tecnologias e assim, íamos construindo juntos e sanando as dificuldades."
    A colaboração é inevitável quando trabalhamos utilizando as TIC, pois nunca teremos o conhecimento completo nesta área e sempre alguém vai ter o que nos ensinar.

    Continue trabalhando com as TIC e com seu blog professora Ester.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ester
    Gostei muito de sua sugestão em relação ao pessoal que dar suporte aos professores.
    Apesar de não está em sala de aula voce se saiu muito bem.
    Parabéns
    Elisângela

    ResponderExcluir
  4. Ester, parabéns pela determinação e ter chegado ao final do curso. O seu relato demonstra o seu crescimento e entendimento de como usar a tecnologia como uma possibilidade pedagógica.
    Continue estudando as TIC, temos o curso Elaboração de Projetos e convido você para participar desse novo curso em 2011.
    Vamos estudar a sua sugestão de pensar um curso voltado também para as outras funções, no caso, a equipe de curriculo.

    ResponderExcluir