Veja este e outros recados no site www.maniadescraps.com

É Natal, tempo de Amor, Paz, Solidariedade...

[link=http://www.maniadescraps.com] [/link]

[b]Mais recados no site www.maniadescraps.com[/b]

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo

Ativ3_conceitos_currículo_tic_estermelo

Á luz das leituras e atividades realizadas faz-se necessário trazer a tona algumas situações pertinentes à inclusão das tecnologias nas atividades pedagógicas.
A principio, trago uma abordagem sobre currículo, muito oportuna para iniciarmos essa reflexão.
É possível encontrarmos muitas definições sobre currículo, mas optei por algumas mais significativas e mais relacionadas à nossa área. Dentre as quais se ressaltam as seguintes:
- Matérias constantes de um curso (adotada historicamente pelo MEC);
- Programas de conteúdos de cada disciplina;
- “Expressão de princípios e metas do projeto educativo (PCNs);
- “Currículos são os conteúdos, as informações e as atividades humanas necessárias para formar novas memórias que servirão de suporte para a aquisição de conhecimentos posteriores” (Currículo e Desenvolvimento Humano – MEC – 2008).
- “... O currículo é, em outras palavras, o coração da escola, o espaço central em que todos atuamos, o que nos torna, nos diferentes níveis do processo educacional, responsáveis por sua elaboração”. (Antonio Flávio Moreira).
Diante destas definições é possível perceber a importância e a dimensão de um currículo, uma vez que ele introduz sempre novos conhecimentos, não se limita às vivências, as realidades regionais, ou que tenha base apenas no conhecimento cotidiano.
Nesta perspectiva, é preciso pensar nas instâncias que o organizam: A Federação, os Estados e o Distrito Federal e as Escolas que levam em consideração a comunidade na qual estão inseridas e suas especificidades locais.
Os objetivos deverão ir além da informação ou mesmo do mero desenvolvimento de um conhecimento intelectual, devem, porém, centrar o ensino e aprendizagem no desenvolvimento de competências e habilidades em lugar do conhecimento conceitual.
Esse desenvolvimento de competências e habilidades deve primar por atividades que levem o aluno a comparar, a analisar, classificar, discutir, opinar, descrever, fazer generalizações, analogias e diagnósticos.
Para desenvolver um currículo centrado em competências e habilidades é necessário que o professor mude o enfoque, a abordagem dos assuntos, a postura frente aos conteúdos e ao ensino, tenha um trabalho pedagógico centrado e defina responsabilidades na realização das tarefas.
Se ensinar não é transmitir conhecimentos, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção, pressupõe-se então um currículo que compreenda os conteúdos como meios e não como fins em si mesmos, uma vez que não são os conteúdos que constroem competências, mas as atividades envolvendo os conteúdos, de vivências diversificadas e de situações desafiadoras.
Uma das estratégias problematizadoras, desafiadoras e viáveis no contexto da escola é o trabalho com projetos, pois quebra a linearidade e a fragmentação de conteúdos, flexibiliza tempos e o espaços escolares, promove a interdisciplinaridade e a contextualização, tem foco no desenvolvimento de competências e tem a problematização como ponto de partida.
O primeiro passo para trabalhar por projetos é partir de um problema – por quê? A questão a ser investigada, definir as disciplinas que são realmente necessárias, propor uma intervenção na realidade. Os conteúdos mobilizados devem dar autonomia para que o aluno amplie seu repertório no decorrer do projeto, o professor assume um novo papel: o de fazer aprender e não simplesmente ensinar.
Esta concepção de trabalho leva o aluno a aprender a conhecer, a fazer, a viver e a ser.
Segundo Maria Elizabeth, O uso das tecnologias quando integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com as tecnologias traz contribuições significativas. “A questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia” (COSTA, 2005).
Nessa vertente, não é qualquer proposta ou qualquer interação em sala de aula que promove aprendizagem. Toda atividade que se dê ao aluno precisa ter uma intenção clara, um objetivo explicitado, tanto para o professor como para o aluno.

[...] O compromisso educacional do professor é justamente saber o que, como, quando e por que desenvolver determinadas ações pedagógicas. E para isso é fundamental conhecer o processo de aprendizagem do aluno e ter clareza da sua intencionalidade pedagógica (Maria Eizabeth Almeida e Maria Elizabette Prado, Tecnologias na Educação – MEC/2008).

6 comentários:

  1. A reflexão sobre currículo está instalada como tema central nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, assim como nas pesquisas, na teoria pedagógica e na formação inicial e permanente dos docentes. Os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas.
    Hilda Louça

    ResponderExcluir
  2. Ester, fico feliz com sua visão sobre currículo. Acredito que, se unirmos forças conseguiremos contribuir com as escolas no sentido de propor ações que priorizem a integração das TICs no fazer pedagógico dos professores, de forma consistente e com objetivos definidos, como você mesma disse.
    Beijos,

    Mercês.

    ResponderExcluir
  3. Ester, fico feliz com sua visão sobre currículo. Acredito, se unirmos forças conseguiremos contribuir com as escolas no sentido de propor ações que oportunizem a integração das TICs na prática pedagógica dos professores, de forma interdisciplinar com foco nas necessidades dos alunos.

    Beijos,

    Mercês

    ResponderExcluir
  4. Ester, fico feliz com sua visão sobre currículo. Acredito, se unirmos forças conseguiremos contribuir com as escolas no sentido de propor ações que oportunizem a integração das TICs na prática pedagógica dos professores, de forma interdisciplinar com foco nas necessidades dos alunos.

    Beijos,

    Mercês

    ResponderExcluir
  5. Ester, vc descreveu muito bem sobre currículo. Sua reflexão foi oportuna e pertinente.
    Parabéns!

    Eunete

    ResponderExcluir
  6. Menina você como sempre arrasando nos textos. Parabéns pelo relato e pelas referências. Concordo com você quando relatou que "Se ensinar não é transmitir conhecimentos, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção, pressupõe-se então um currículo que compreenda os conteúdos como meios e não como fins em si mesmos, uma vez que não são os conteúdos que constroem competências, mas as atividades envolvendo os conteúdos, de vivências diversificadas e de situações desafiadoras.", mas fazendo uma reflexão do alinhamento de conteúdo nas escolas para a proposta curricular do Ensino Médio vejo que precisamos avançar muito no sentido de oferecer aos educandos atividades que realmente proporcionem reflexão e ação, principalmente na vida cotidiana.
    Mais uma vez, parabéns!

    Um abraço, Rosileide

    ResponderExcluir